quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Preconceito ou inveja contra Barra do Riacho ?


Barra do Riacho, às vezes fico pensando por que você é tão descriminada por muitos, principalmente por aquelas pessoas do seu próprio município, onde o papel deveria ser ao contrário, no mínimo uma consideração pelo o local que dá o pão de cada dia para o seu município.
Então me veio em mente algumas respostas, a primeira seria que realmente Barra do Riacho como qualquer outra cidade tem os seus problemas. Problemas como a violência que é sustentada pelo o desenvolvimento local da economia, vem como um efeito colateral do desenvolvimento da região.
Drogas, logo pensei, coligada com a violência, vapor da máquina chamada violência. Como a irmandade entre as duas é muito forte, os seus motivos para a instalação em Barra do Riacho também são parecidos, e já citados acima, desenvolvimento econômico. Mas qual desenvolvimento econômico? Eu não vejo quase nenhum desenvolvimento trazido pela economia em nenhum setor, seja ele de infra-estrutura, educacional, profissional, ou quaisquer outros. Aí vem um cidadão qualquer e me diz assim: “Mas claro que Aracruz obtêm esse desenvolvimento, eu vejo isso em Aracruz”. É cidadão você respondeu certo VOCÊ VÊ EM ARACRUZ, e a nossa querida Barra do Riacho, onde fica nessa história? Fica com a parte que ninguém quer ficar, que é o atrativo muitas vezes ilusórias de promessas de emprego na região, trazidas pelas inúmeras empresas aqui instaladas, pessoas geralmente com um poder econômico muito baixo ou quase nenhum, que arrumam aqui moradia enquanto o seu emprego ainda lhe é concebido, mas que logo terá o seu fim, juntamente com o fim das obras. Mas aí já é tarde essas pessoas já se encontram com a vida de seus familiares instalados aqui, mesmo porque “os verdadeiros filhos de Barra do Riacho”, são pessoas muito acolhedoras e de bom coração. E juntamente com essas pessoas que chegam, de caráter bom e de família, vem para Barra do Riacho uma pequena porcentagem de pessoas ruins, pequena porcentagem, mas que já plantam o mal literalmente, e causam um estrago.
Ficamos também com a parte da prostituição que é atraído para Barra do Riacho, por ser onde se localiza o Porto de exportação de celulose e importação de prostitutas, drogas, violência, doenças etc. “Mas e o dólar que entra?” É até engraçado escutar essa pergunta de um diretor do Portocel certa vez em audiência publica com a comunidade, prefiro nem comentar aonde esses dólares são gastos. É importante ressaltar que as prostitutas que aqui tem, não são filhas de Barra do Riacho, são de outras localidades que vem atraídas pelo o Porto. As verdadeiras mulheres de Barra do Riacho são guerreiras, trabalhadoras, de famílias, sinceras, e criadas em uma doutrina familiar amorosa e respeitosa, não sendo criadas para descriminar ninguém, ao contrario do que fazem com elas por muitas pessoas sem caráter.
Somos contra o progresso? Não necessariamente, só não queremos viver sempre com a pior parte, queremos também desfrutar dos benefícios que ele proporciona, afinal nos sentimos verdadeiramente roubados e indignados com essa situação e esses preconceitos
pecaminosos que sofremos. Falam da Barra mas muitas às vezes o cidadão que mora na sede de Aracruz ou em outro lugar,que esta falando mora em frente a um prostíbulo, ou a uma boca de fumo, ou em um bairro que se quiser viver e ter seus bens intactos tem que fechar sua residência às 20:00 e não sair mais. Com isso me veio uma ultima resposta que logo se transforma em pergunta “Será inveja da dependência de Barra do Riacho ?”...




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais vistos na última semana