sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Jurong recebe aval para construir estaleiro em Barra do Riacho

*Matéria Folha vitoria / 25.02.10 / com alterações*


Por 15 votos favoráveis e apenas um contra, o Conselho Regional de Meio Ambiente (Conrema) decidiu permitir a construção de um estaleiro da Jurong no município de Aracruz. A decisão foi tomada em uma reunião que aconteceu nesta quinta-fera (25).
A empresa terá, no entanto, que cumprir 18 condicionantes para receber a licença ambiental definitiva do Instituto Estadual de Meio Ambiente, que será publicada na próxima segunda-feira (1) e na terça-feira será emitida uma licença prévia para a construção do empreendimento.
As condicionantes foram feitas pela diretoria do Iema em parceria com representantes da sociedade civil interessada no projeto, como por exemplo, a colônia de pescadores da região.
Entre as exigências para a liberação da licença, a Jurong terá que se comprometer a fazer estudos fundamentais para a criação de duas unidades de conservação marinha no município.
Durante a reunião, apenas a Federação de Agricultura foi contrária a criação do estaleiro. No encontro, representantes do Iema apresentaram os dois pareceres, um contra e outro favorável a construção do empreendimento.

O estaleiro foi concebido para ocupar e operar em uma área terrestre de 70 hectares e sua costa marinha, ambas detentoras de atributos naturais de extrema relevância. A região, que tem como limite sul a Barra do Sahy e como limite norte o porto da Fibria– Portocel em Barra do Riacho -, detém um dos únicos remanescentes de floresta de restinga bem conservados da região, com inúmeras espécies vegetais ameaçadas de extinção.

Um comentário:

Mais vistos na última semana