Realmente lamentável a situação da saúde do município de Aracruz. Problemas como superlotações, falta de medicamentos nos postos e no hospital, falta de médicos, serão somados a mais um problema grave na saúde aracruzense. Trata-se do fechamento da UTI do Hospital São Camilo.
Hoje (03/02/12), o diretor geral do Hospital, Edvan Guidotti Ribeiro, anunciou em entrevista a rádio www.novaonda.com.br/aracruz que, a UTI não tem mais condições financeiras de se manter em funcionamento.
“Não temos mais 1 real em caixa” citou Edvan.
Segundo o diretor, essa situação da UTI de não receber a verba dos poderes públicos, não vem de hoje, há onze meses o hospital sofre com esse problema e vinha se mantendo no “balão de oxigênio” para continuar em funcionamento. Edvan revela que nesse período teve que buscar recursos em outros setores como, o 13º salarial e o salário dos funcionários para o funcionamento da UTI. E por falar em funcionários ele também citou a necessidade de mais contratações de pessoal para o pleno funcionamento do Hospital.
Hoje (03/02/12), o diretor geral do Hospital, Edvan Guidotti Ribeiro, anunciou em entrevista a rádio www.novaonda.com.br/aracruz que, a UTI não tem mais condições financeiras de se manter em funcionamento.
“Não temos mais 1 real em caixa” citou Edvan.
Segundo o diretor, essa situação da UTI de não receber a verba dos poderes públicos, não vem de hoje, há onze meses o hospital sofre com esse problema e vinha se mantendo no “balão de oxigênio” para continuar em funcionamento. Edvan revela que nesse período teve que buscar recursos em outros setores como, o 13º salarial e o salário dos funcionários para o funcionamento da UTI. E por falar em funcionários ele também citou a necessidade de mais contratações de pessoal para o pleno funcionamento do Hospital.
Fachada do setor de atendimento particular do Hospital São Camilo)
(Foto: www.pma.es.com.br )
Outro item importante citado, foi à necessidade da reestruturação física do hospital São Camilo, principalmente no setor de atendimento e administrativo, e uma das ações que contribuiriam para desafogar o hospital, seria um bom funcionamento de todos os postos e unidades de saúde do município de Aracruz, assim como a total implantação de equipamentos dos mesmos.
Lembramos então da unidade de saúde de Barra do Riacho, que desde sua inauguração com a promessa de ter o seu funcionamento no período de 24h para o povo da orla aracruzense, tem hoje no máximo o funcionamento do serviços do postos de saúde com a utilização de cerca de 30% dos ambientes do pronto atendimento. Assim fica lá uma obra arquitetônica para os gringos, Filipinos e Indianos em geral tripulantes de navios cargueiros, verem.
Lembramos então da unidade de saúde de Barra do Riacho, que desde sua inauguração com a promessa de ter o seu funcionamento no período de 24h para o povo da orla aracruzense, tem hoje no máximo o funcionamento do serviços do postos de saúde com a utilização de cerca de 30% dos ambientes do pronto atendimento. Assim fica lá uma obra arquitetônica para os gringos, Filipinos e Indianos em geral tripulantes de navios cargueiros, verem.
Pronto atendimento de Barra do Riacho
(Foto: www.pma.es.com.br )
Edvan Guidotti Ribeiro finaliza fazendo um apelo para toda a sociedade mais uma vez apoiar a causa da saúde pública aracruzense. Também pede o esforço dos poderes públicos responsáveis pelo o setor, e das empresas privadas que se possível tivesse um olhar especial para saúde aracruzense. Segundo ele, hoje com muitas empresas chegando para Aracruz, (citou estaleiro Jurong como exemplo) o São Camilo não tem condições de atender a todos que o procurarem.
O POSTO DE SAÚDE DE BARRA DO RIACHO ESTÁ SEM MÉDICO!!
ResponderExcluirVeja a matéria abaixo:
http://obarrense.blogspot.com/2012/02/sos-posto-de-saude-de-barra-do-riacho.html
A situação não está bonita.
ResponderExcluirVou conferir, valeu Júlio...
Postado em 17/04/11 por Jornalismo Nova Onda
ResponderExcluirPrefeitura de Aracruz não vai deixar UTI do Hospital São Camilo fechar
A Câmara Municipal de Aracruz aprovou, por unanimidade – em primeiro e segundo turnos – na primeira sessão do ano, realizada ontem (06/02), o Projeto de Lei que regulamenta o repasse de R$ 931 mil para manter a UTI da Fundação Hospital e Maternidade São Camilo em funcionamento. Assim que a lei for sancionada, o recurso será repassado ao hospital, firmando o compromisso do município em buscar sempre o bem estar dos moradores de Aracruz e dos municípios vizinhos que precisam desse serviço.
O repasse estava programado desde o ano passado, mas a prefeitura aguardava da diretoria um plano de trabalho que é exigido por lei e detalha cada ponto onde o dinheiro será gasto para futura prestação de contas. “Quando o plano de trabalho foi entregue, o ano já tinha virado e, então, já tratava-se da dotação orçamentária de 2012 e não mais de 2011. Desta forma, foi preciso compor um novo Projeto de Lei, trocando a dotação e, consequentemente, precisou de uma nova aprovação na Câmara, realizada ontem com a volta do recesso”, explicou o prefeito, Dr. Ademar Devens.
O prefeito ressalta ainda que o município não tem medido esforços para resolver o problema que tem preocupado os moradores nos últimos dias. “Apesar dos serviços de alta complexidade serem de responsabilidade do Governo do Estado, a Prefeitura de Aracruz tem reafirmado o compromisso de oferecer mais qualidade de vida ao cidadão aracruzense e vai fazer o repasse do recurso, por entender que o serviço é indispensável para salvar vidas. A UTI foi uma grande conquista para a população de Aracruz e não podemos deixar que ela feche, pois oferecendo esse serviço mais perto, as chances de salvar vidas é bem maior. Não podemos permitir que quem precisa desse serviço deixe de ser atendido ou vá para fora do município a procura de atendimento”, disse o prefeito.
O município de Aracruz conta com oito leitos para a Unidade de Terapia Intensiva - UTI e mais oito para a Unidade de Alta Dependência de Cuidados (UADC) - UADC, esta última, importante para dar continuidade à recuperação do paciente que sai da UTI, mas que ainda precisa de cuidados especiais.